terça-feira

Composiçao da prova escrita de Portugues

Na primeira prova escrita de Portugues, fiquei surpreendida com o tema da composiçao. Ao inicio nao sabia o que escrever quando me deparei com o seguinte "Num texto bem estruturado, com um minino de duzentas (200) e o maximo de trezentas (300) palavras, elabora uma reflexao sobre a exploraçao das viagens espaciais com fins lucrativos, num futuro proximo que se adivinha cada vez mais proximo. Para fundamentar o seu ponto de vista, recorra, no minimo, a dois argumentos, ilustrando cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo."
Sempre tive o vicio, de no inicio dos testes de lingua portuguesa, apos receber o enunciado ler o tema da composiçao, e vou ser sincera, nunca me senti tao em branco como com o tema deste teste. Enquanto fiz o resto das perguntas pensei sempre no que havia de escrever, mas nada me passava pela cabeça, nao me sentia nada a vontade para falar sobre exploraçoes das viagens espaciais, era um tema que nao me interessava muito e para alem disso tinha a cabeça noutro lugar, o meu namorado estava doente e eu nao conseguia "atingir" a concentraçao de que necessitava naquele momento. Mas mesmo com todos estes precaussos, gostei do resultado da minha composiçao, e por isso decidi coloca-la aqui :)

*Com a evoluçao constante em que o mundo se encontra é cada vez mais facil realizar um sonho que há cerca de cinquente anos atras ou talvez mais parecia impossivel. Para que isto aconteça basta que as pessoas tenham uma boa situaçao financeira e tudo se torna possivel!
Ir a Lua, por exemplo, há alguns anos atras, era algo impenssavel, hoje em dia ja se encontram varios milionarios inscritos para fazerem uma viagem à Lua.
Mas há coisas que nao entendo. Como pode alguem ser tao egoista e pensar apenas em si proprio, ir gastar imenso dinheiro para realizar uma viagem carissima e nao pensarem em audar as pessoas que todos os dias morrem com fome ou com doenças, porque nao têm dinheiro para os tratamentos ou medicamentos? Nao sei como pode haver pessoas tao crueis que nao se preocupam com os outros, nem com os problemas que preocupam a humanidade.
E incrivel como hoje em dia o dinheiro compra tudo e permite a realizaçao ate das coisas mais incrieis.
Nao tarda muito, e ate sao feitas contruçoes em Marte, e/ou na Lua, e as pessoas que têm possibilidades começam a ir la passar ferias, gastando imenso dinheiro.
Para mim, poder fazer uma viagem à Lua, é um grande sonho, mas como nao sou milionaria e nao posso realizar esta viagem, faço como o Fernando Pessoa ortonimo, sonho, deixo que a minha imaginaçao voe ate la, permitindo que a minha alma vá ate à Lua, e um dia, quando for rica, como ja fiz essa viagem em sonhos, ajudarei quem precisa.

Sem comentários: