segunda-feira

A caixa de Pandora

Sou uma autentica caixa de pandora, porquê? A caixa de Pandora continha todos os males que vieram a assombrar a humanidade, (o trabalho, a doença, a mentira, a loucura , a paixão e a velhice), mas Pandora serrou a caixa a tempo de impedir que, (o conhecimento antecipado), fosse também libertado, deixando a humanidade com a esperança de um amanha melhor. Desde então, o ser humano tem a oportunidade de se aperfeiçoar atravessando cada uma das adversidades proporcionadas pela vida, sem nunca perder a esperança. E eu? Eu sou assim, quem me quiser "abrir" vai ter de trabalhar muito para o conseguir, e depois vai se apaixonar, adoecer, querer mentir e envelhecer, mas se com tanta loucura te faltar a capacidade e discernimento de Pandora e não me serrares vais ver que obter o conhecimento antecipado do meu ser, não traz mais desgraças ou adversidades, mas sim algo muito mais doce e agradável para ser desfrutado. ;p


Segundo a wikipedia, "a caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle. Esta expressão vem do mito grego, que conta sobre a caixa que foi enviada com Pandora a Epimeteu.
Pandora foi enviada a Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente de Zeus. Prometeu, antes de ser condenado a ficar 30.000 anos acorrentado no Monte Cáucaso, tendo seu fígado comido pelo abutre Éton todos os dias,alertou o irmão quanto ao perigo de se aceitar presentes de Zeus.
Epimeteu, no entanto, ignorou a advertência do irmão e aceitou o presente do rei dos deuses, tomando Pandora como esposa. Pandora trouxe uma caixa (uma jarra ou ânfora, de acordo com diferentes traduções), enviada por Zeus em sua bagagem. Epimeteu acabou abrindo a caixa, e liberando os males que haveriam de afligir a humanidade dali em diante: o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão. No fundo da caixa, restou a Esperança (ou segundo algumas interpretações, a Crença irracional ou Credulidade). Com os males liberados da caixa, teve fim a idade de ouro da humanidade"

Sem comentários: